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sábado, 13 de setembro de 2014

A CONSTRUÇÃO CONCEITUAL DAS OPERAÇÕES. TIPOS DE SITUAÇÃO MATEMÁTICA OU "SITUAÇÃO-PROBLEMA". OPERAÇÕES MATEMÁTICAS FUNDAMENTAIS: AÇÕES DE SOMAR, SUBTRAIR, MULTIPLICAR E DIVIDIR




SITUAÇÕES EM QUE AS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS SÃO UTILIZADAS
           

1)    Ao calcular o valor de um troco;

2)    Quando temos que dividir algo em partes iguais;

3)    Ao calcular as calorias diárias ingeridas;

4)    Ao calcular a distância de casa até algum outro lugar;

5)    Ao calcular os gastos mensais;

6)    Ao calcular quantos litros de combustível o carro necessita para percorrer determinada distância;

7)    Ao calcular quantas pessoas mora na mesma casa;

8)    Ao calcular a quantidade de alunos da sala de aula;

9)    Ao calcular certa quantidade de passagens para fazer o pagamento.

10)  Ao calcular o valor de certa mercadoria pesada;

11)  Ao calcular quantos funcionários uma empresa possui;

12)  Ao calcular as medidas de um móvel;

13)  Ao calcular a média da nota na escola;

14)  Ao calcular a diferença de idade entre as pessoas;

15)  Ao calcular a diferença de altura entre as pessoas;

16)  Ao calcular o valor das prestações de alguma compra;

17)  Ao calcular a quantidade de algum ingrediente numa receita;

18)  Ao calcular o valor das vendas diárias, mensais e anuais numa empresa;

19)  Ao calcular uma distância já percorrida em uma caminhada;

20)  Ao calcular a quantidade de água já tomada durante o dia.





             Sugestões de atividades



                                          3º ano do ensino fundamental.


“Termômetro Maluco", que explora o conceito de números inteiros nas operações de adição e subtração.


O jogo termômetro maluco é jogado entre dois a quatro participantes, e tem por objetivo pedagógico a realização de cálculos mentais e a localização dos números na reta numérica. As regras são as seguintes: cada jogador deverá ter o seu próprio termômetro; cada jogador retira uma ficha e começa a marcar a temperatura no termômetro; o zero significa que a temperatura se mantém; caso a temperatura esteja abaixo de zero, o jogador fica no zero grau e perde o jogo; quando o jogador chegar em 40º graus, também perde; ganha quem ficar por ultimo com o termômetro.


O outro jogo aplicado foi o do “Combate dos números”, que explora a adição de números naturais.


O jogo do combate dos números é jogado entre dois participantes. As regras são as seguintes: cada jogador deve escrever um número natural em cada uma das 16 fichas; cada jogador escolhe um lado do tabuleiro (ficando um oposto ao outro) e distribuem as 16 fichas nas duas primeiras linhas do tabuleiro; cada jogador poderá andar uma casa por vez: para frente ou para os lados; para atacar o adversário, basta que a peça dele esteja do lado direito, esquerdo ou à frente da sua; se o número contido na peça do adversário for menor, a peça do adversário é recolhida do tabuleiro e coloca a sua no lugar; caso a sua peça tenha o menor valor, você perde a peça e o adversário toma o seu lugar; não é possível andar e atacar para trás; cada peça colocada na primeira linha do adversário significa pontos ganhos e não poderá mais ser removida; ganha quem, ao final do jogo, somar o maior número de pontos contidos nas peças que sobraram no tabuleiro.


Os alunos participaram da confecção das cartas e tabuleiros do jogo, e isso facilitou a melhor compreensão do jogo e suas regras. Após efetuarem algumas jogadas, os alunos, já familiarizados com o jogo, foram incentivados a apresentar registros escritos das jogadas, para um desenvolvimento do conceito de soma e subtração.


 
 
                                        Referências bibliográficas:

http://matematiccando.blogspot.com.br/2012/10/a-construcao-conceitual-das-operacoes.html

http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=2&ved=0CCUQFjAB&url=http%3A%2F%2Fpdgmatemagicando.blogspot.com%2F2012%2F12%2F3-etapa-aula-tema-construcao-conceitual.html&ei=ru4aVIr6HLiJsQSR04KADQ&usg=AFQjCNF3Zkjw122MWn4tnHCxYTV0PdCwdQ&sig2=OHrTzD5u62rnixi3ozYGjQ

 http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1948-6.pdf

http://matematicaesuasaplicacoesnasaladeaula.blogspot.com.br/p/jogos.html






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