SITUAÇÕES EM QUE AS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS SÃO UTILIZADAS
1) Ao calcular o valor de um troco;
2) Quando temos que dividir algo em partes iguais;
3) Ao calcular as calorias diárias ingeridas;
4) Ao calcular a distância de casa até algum outro lugar;
5) Ao calcular os gastos mensais;
6) Ao calcular quantos litros de combustível o carro necessita para
percorrer determinada distância;
7) Ao calcular quantas pessoas mora na mesma casa;
8) Ao calcular a quantidade de alunos da sala de aula;
9) Ao calcular certa quantidade de passagens para fazer o pagamento.
10) Ao calcular o valor de certa
mercadoria pesada;
11) Ao calcular quantos funcionários
uma empresa possui;
12) Ao calcular as medidas de um
móvel;
13) Ao calcular a média da nota na
escola;
14) Ao calcular a diferença de idade
entre as pessoas;
15) Ao calcular a diferença de altura
entre as pessoas;
16) Ao calcular o valor das prestações
de alguma compra;
17) Ao calcular a quantidade de algum
ingrediente numa receita;
18) Ao calcular o valor das vendas
diárias, mensais e anuais numa empresa;
19) Ao calcular uma distância já
percorrida em uma caminhada;
20) Ao calcular a quantidade de água
já tomada durante o dia.
Sugestões de atividades
“Termômetro Maluco", que explora o conceito de números inteiros nas operações de adição e subtração.
O jogo termômetro maluco é jogado entre dois a quatro participantes, e tem por objetivo pedagógico a realização de cálculos mentais e a localização dos números na reta numérica. As regras são as seguintes: cada jogador deverá ter o seu próprio termômetro; cada jogador retira uma ficha e começa a marcar a temperatura no termômetro; o zero significa que a temperatura se mantém; caso a temperatura esteja abaixo de zero, o jogador fica no zero grau e perde o jogo; quando o jogador chegar em 40º graus, também perde; ganha quem ficar por ultimo com o termômetro.
O outro jogo aplicado foi o do “Combate dos números”, que explora a adição de números naturais.
O jogo do combate dos números é jogado entre dois participantes. As regras são as seguintes: cada jogador deve escrever um número natural em cada uma das 16 fichas; cada jogador escolhe um lado do tabuleiro (ficando um oposto ao outro) e distribuem as 16 fichas nas duas primeiras linhas do tabuleiro; cada jogador poderá andar uma casa por vez: para frente ou para os lados; para atacar o adversário, basta que a peça dele esteja do lado direito, esquerdo ou à frente da sua; se o número contido na peça do adversário for menor, a peça do adversário é recolhida do tabuleiro e coloca a sua no lugar; caso a sua peça tenha o menor valor, você perde a peça e o adversário toma o seu lugar; não é possível andar e atacar para trás; cada peça colocada na primeira linha do adversário significa pontos ganhos e não poderá mais ser removida; ganha quem, ao final do jogo, somar o maior número de pontos contidos nas peças que sobraram no tabuleiro.
Os alunos participaram da confecção das cartas e tabuleiros do jogo, e isso facilitou a melhor compreensão do jogo e suas regras. Após efetuarem algumas jogadas, os alunos, já familiarizados com o jogo, foram incentivados a apresentar registros escritos das jogadas, para um desenvolvimento do conceito de soma e subtração.
Referências bibliográficas:
http://matematiccando.blogspot.com.br/2012/10/a-construcao-conceitual-das-operacoes.html
http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=2&ved=0CCUQFjAB&url=http%3A%2F%2Fpdgmatemagicando.blogspot.com%2F2012%2F12%2F3-etapa-aula-tema-construcao-conceitual.html&ei=ru4aVIr6HLiJsQSR04KADQ&usg=AFQjCNF3Zkjw122MWn4tnHCxYTV0PdCwdQ&sig2=OHrTzD5u62rnixi3ozYGjQ
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1948-6.pdf
http://matematicaesuasaplicacoesnasaladeaula.blogspot.com.br/p/jogos.html
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http://matematicaesuasaplicacoesnasaladeaula.blogspot.com.br/p/jogos.html
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