BANNER

sábado, 13 de setembro de 2014

Ordem e Classes



As casas das unidades, das dezenas e das centenas são chamadas de ordens.


No sistema de numeração decimal a cada três ordens posicionadas da direita para a esquerda temos uma classe.

A primeira classe, também da direita para a esquerda, é a das unidades, na sequência temos a classe dos milhares, dos milhões, bilhões e assim por diante conforme a figura abaixo:

O número 111 visto acima está todo contido na classe das unidades simples.

O dígito da esquerda é da ordem das centenas, por isto ao invés de 1 unidade, ele equivale a 100 unidades.

O central é da ordem das dezenas, equivalendo então a 10 unidades ao invés de 1 unidade apenas.

O dígito da direita é da ordem das unidades equivalendo ao próprio valor do símbolo 1 que é de 1 unidade.

Para facilitar a leitura dos números com muitas classes, podemos separá-las utilizando o caractere ".", assim o númerodois milhões, quinhentos e seis mil, oitocentos e trinta e nove pode ser escrito como 2.506.839.

Este número é formado por três classes.

A classe dos milhões é composta por uma única ordem, o dígito das unidades de milhões. Neste 
caso o símbolo 2 na verdade representa dois milhões unidades ( 2.000.000 ).

Na segunda classe, a dos milhares, temos três ordens, cada uma com os seguintes valores:

O símbolo 5 na ordem das centenas de milhar representa quinhentas mil unidades ( 500.000 ).

O símbolo 0 na ordem das dezenas de milhar, como sabemos não representa qualquer unidade.

O símbolo 6 na ordem das unidades de milhar representa seis mil unidades ( 6.000 ).

Finalmente na primeira classe, a classe das unidades, temos:

O símbolo 8 na ordem das centenas de unidades representa oitocentas unidades ( 800 ).

O símbolo 3 na ordem das dezenas de unidades representa trintas unidades ( 30 ).

O símbolo 9 na ordem das unidades de milhar representa nove unidades ( 9 ).




Sugestão de Atividade

3° ano do Ensino Fundamental.

JOGO DO NUNCA 10 (DEZ)


Objetivos:
- Construir o significado de Sistema de Numeração Decimal explorando situações-problema que envolvam contagem;
- Compreender e fazer uso do valor posicional dos algarismos, no Sistema de Numeração Decimal.
 
Material:
 

Ábaco de pinos – 1 por aluno
2 dados por grupo 


Metodologia: Os alunos divididos em grupos deverão, cada um na sua vez, pegar os dois dados e jogá-los, conferindo o valor obtido. Este valor deverá ser representado no ábaco. Para representá-lo deverão ser colocadas argolas correspondentes ao valor obtido no primeiro pino da direita para a esquerda (que representa as unidades). Após todos os alunos terem jogado os dados uma vez, deverão jogar os dados novamente, cada um na sua vez.
 
Quando forem acumuladas 10 argolas (pontos) no pino da unidade, o jogador deve retirar estas 10 argolas e trocá-las por 1 argola que será colocada no pino seguinte, representando 10 unidades ou 1 dezena. Nas rodadas seguintes, os jogadores continuam marcando os pontos, colocando argolas no primeiro pino da esquerda para a direita (casa das unidades), até que sejam acumuladas 10 argolas que devem ser trocadas por uma argola que será colocada no pino imediatamente posterior, o pino das dezenas.
 
Vencerá quem colocar a primeira peça no terceiro pino, que representa as centenas.
Com esta atividade inicial, é possível chamar a atenção dos alunos para o fato do agrupamento dos valores, e que a mesma peça tem valor diferente de acordo com o pino que estiver ocupando.
 
Possivelmente seja necessário realizar esta atividade mais de uma vez. É importante que os alunos possam registrá-la em seus cadernos, observando as estratégias e os pontos obtidos por cada um dos jogadores, etc. Contando os objetos
 
Objetivos:
- Realizar contagens, utilizando a correspondência biunívoca (um a um);
- Construir o significado de Sistema de Numeração Decimal explorando situações-problema que envolvam contagem;
- Compreender e fazer uso do valor posicional dos algarismos, no Sistema de Numeração Decimal.
 

 
Metodologia:
Poderão ser selecionados na classe objetos (lápis de cor, giz, pedaços coloridos de papel, borrachas, etc.) em quantidades superiores a 10 unidades, ou poderá ser pedido aos alunos que tragam objetos (bolinhas de gude, figurinhas, botões, tampinhas, moedas, etc.) de casa para montar uma "coleção". Os alunos deverão contar esses objetos, a princípio um a um, registrando a quantidade obtida no ábaco (lembrando que não podem deixar mais de 10 argolas num mesmo pino). Posteriormente, os alunos deverão encontrar outras formas de contar a quantidade de objetos que possuem. Pode-se propor ou aceitar contagens de 2 em 2, de 3 em 3, de 4 em 4..., até que os alunos percebam que quando têm quantidades maiores que 10, podem registrá-las diretamente no pino das dezenas.

 
Objetivos:
- Compreender e utilizar as técnicas operatórias para adição e subtração com trocas e reservas;
- Compreender e fazer uso das regras do Sistema de Numeração Decimal;
- Fazer uso de material semi simbólico para registro de cálculos de adição e subtração;

 


Referências bibliográficas:


http://www.estudamos.com.br/classe_dos_numeros/

http://geniodamatematica.com.br/conhecendo-ordem-dos-numeros/

http://www.escolakids.com/conhecendo-a-ordem-dos-numeros.htm



3 comentários: