O valor posicional e a organização em base 10 são as características fundamentais do sistema usado pela nossa sociedade.
Por ser posicional, o sistema decimal é econômico. Com poucas notações, representamos grandes quantidades.
Sistema de numeração decimal é o tipo de representação que usamos hoje para expressar quantidades, medidas e códigos (o número da conta corrente do banco, por exemplo) e para realizar operações. Tem esse nome por ser organizado na base 10 - de origem provavelmente ligada às contagens que os homens primitivos faziam com os dez dedos das mãos.
Alguns povos, entretanto, teriam usado o sistema de numeração duodecimal (base 12) por sua proximidade com fenômenos da natureza, como o número de voltas que a Lua dá em torno da Terra durante um ano.
O sistema decimal prevaleceu na cultura ocidental. Mas ainda guardamos muita influência de outras bases. Por exemplo, dividimos os dias em 24 horas (12 para o dia e 12 para a noite), usamos a contagem por dúzias em determinadas situações e unidades como o pé (que tem 12 polegadas) para alguns tipos de medida (em embarcações, por exemplo).
Uma importante característica do sistema decimal é o fato de ele ser posicional. Isso significa que o valor de cada algarismo depende do lugar que ele ocupa na escrita.
Partindo da primeira casa, da direita para a esquerda, cada posição determina a multiplicação do algarismo por uma potência de 10 (1, 10, 100, 1000...).
No sistema decimal, o número 317, por exemplo, é a composição de 3 x 10² + 1 x 10¹ + 7 x 10°.
Essa lógica multiplicativa e aditiva resulta em um meio econômico de escrita numérica, pois com poucas notações é possível escrever números grandes.
Um contraexemplo é dado pelo sistema de numeração romano. Nele, a posição das letras não modifica seu valor, apenas determina se haverá soma ou subtração na composição do número. Em XX, por exemplo, temos 10+10. Em IX, temos 10-1. Em XC, temos 100-10.
Por valer-se apenas da lógica aditiva (ou subtrativa), o sistema romano demanda mais espaço para registrar valores altos. 148, por exemplo, é representado por CXLVIII.
As educadoras argentinas Susana Wolman e María Emilia Quaranta, da equipe da Direção de Currículo da Secretaria de Educação do Governo da Cidade de Buenos Aires, explicam como se dá, no sistema decimal, a relação entre o valor posicional e as operações:
''Os cálculos - mentais ou feitos com algoritmos convencionais - estão condicionados a regras que dependem da organização dos números.
Quando ao somar 27 + 20, uma criança faz 10 + 10 + 7 + 10 + 10, depois soma os 10 e, em seguida, o 7, ela está considerando a composição de cada um dos números envolvidos, as partes de mesma ordem em que o número foi decomposto e, finalmente, as partes de diferentes ordens (40 + 7).
Essas transformações sobre os números utilizam as operações aditivas subjacentes à numeração escrita.
As contas convencionais também apelam às regras do sistema de numeração: a formação de colunas ao somar ou subtrair facilita operar entre si os algarismos que ocupam a mesma posição na escrita numérica. Assim como os reagrupamentos ('vai um') permitem somar entre si os algarismos de mesma ordem, as decomposições ('empresta um') apelam a escritas equivalentes que facilitam a subtração. Ao subtrair 17 de 32, a conta convencional termina subtraindo (10+7) de (20 + 12).''
Sugestão de Atividade
4° e 5° anos do Ensino Fundamental.
PEIXUMERAIS
PEIXUMERAIS, É TRABALHADO O SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL. COM ESTE JOGO, OS ALUNOS FIZERAM A COMPOSIÇÃO, LEITURA E DECOMPOSIÇÃO DE NUMERAIS.
PARA REALIZAR O JOGO, É NECESSÁRIO QUE A SALA SEJA DIVIDIDA EM DUAS
EQUIPES E O INTEGRANTE QUE FORMAR O NÚMERO PRIMEIRO , MARCARÁ PONTO
PARA SUA EQUIPE
NO JOGO PEIXUMERAIS CADA PEIXE POSSUI UMA COR COM
UM VALOR, COMO APARECE NO CARTAZ: VERMELHO-1000; LARANJA:100; VERDE:10 E
AMARELO:1.É COLOCADO OS VALORES DE CADA PEIXE NO QUADRO E UM PAINEL
-TIPO FUNDO DO MAR-
COM VÁRIOS PEIXES DE DIVERSAS CORES. DIVIDE-SE A SALA EM DUAS EQUIPES E
APÓS O SINAL CADA DUPLA DEVERÁ FORMAR O NUMERAL QUE APARECE NO PAINEL.
VOCÊ PODE COMPOR,DECOMPOR, FAZER A LEITURA,OPERAÇÕES COM OS
RESULTADOS.VENCE A EQUIPE QUE TIVER MAIS PONTOS.
.
JOGO PEIXUMERAIS
.
JOGO PEIXUMERAIS
VALOR DE CADA PEIXE |
Referências bibliográficas:
http://aartedeensinarbrincando.blogspot.com.br/2011/11/trabalhando-o-sistema-de-numeracao.html
http://acaracuzinhonews.blogspot.com.br/2012/07/o-que-e-sistema-de-numeracao-decimal.html
http://pedagogasunidas2013.blogspot.com.br/p/numeros-e-sistema-de-numeracao.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário