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domingo, 21 de setembro de 2014

ETAPA 1: Passos 3 e 4.

                    Texto dissertativo-argumentativo




Possibilidades de intervenções que o professor deve fazer para uma criança que está no processo inicial da construção do conceito de número:



É Sempre bom lembrar, que usar exemplos do cotidiano para um melhor aprendizado nos processos matemáticos é primordial para uma fácil aceitação da criança, e para cada um dos métodos matemáticos  existe uma abordagem.



O processo de contar com crianças é sempre feito marcando, por isso o uso dos dedos para fazer contas é tão comum, para cada objeto imaginado é usado um dele para ser lembrado, expandido esse método para coisas ao rodar da criança fica mais fácil e intuitivo ensinar qualquer sistema simples de contagem ou cálculos pouco elaborados.



Divisão - para fácil aceitação da criança sobre esse método é bom lembrar, que podemos usar exemplos a nossa volta, e não forçar a criança a fazer isso de uma forma só, explicar como compartilhar objetos com seus amigos ajuda no processo, não forçar a criança a fazer essa divisão de forma igual, o importante é fazer ela entender o processo, então não importa se ela quer dividir de forma desigual as laranjas entre os amigos, o importante dessa etapa é que ela entenda que dividir pode significar compartilhar também.



Soma e Subtração - O processo de somo é mais fácil de explicar para uma criança porque até o fato de decorar os números já ajuda ela a entender o processo, afinal ao falar os números ela já entende que 32 é a soma de 30 mais 2. Na subtração o processo poder ser bem semelhante, exemplos que podem ser dados é usar a sala de aula e seus números de alunos. Numa sala de 30 alunos desse 14 são garotos, ao contar os restantes ela vai aprender dois processos ao mesmo tempo.



Multiplicação - é essencial ter entendido o processo de somar para explicar a multiplicação, a forma mais fácil de se exemplificar a multiplicação é desfazendo o processo, explicando com exemplos simples como quantos minutos você leva por dia para chegar a escola ? (exemplo: 5 minutos) No final de uma semana (5 dias úteis) quantos minutos vai ter gasto nesse processo ?

Segunda 5 minutos
Terça 5 minutos

Quarta 5 minutos

Quinta 5 minutos

Sexta 5 minutos

5 (dias) X 5 (minutos) = 25 (minutos em 5 dias)

5+5+5+5+5=25


Cálculos mentais, uso de exemplo físicos e objetos do nosso cotidiano sempre vão ajudar um melhor entendimento da criança dos processos primários da matemática, lembrando nunca impeça o uso dos dedinhos nesse processo, tirando isso das criança a outra alternativa que ela vai ter vai ser decorar o processo sem mesmo entendê-lo por isso quanto mais natural melhor é.






Proposta de Aula (Atividade) para 5° ano do Ensino Fundamental.


Através de uma Roda de Conversa abordar que a maioria das coisas que o homem inventou e utiliza no seu dia a dia tem com base os cálculos matemáticos. A  história por si só já é interessante, há muitas formas de ensinar a matemática, sem se tornar cansativo, mostrar que qualquer um pode aprender matemática. Para sair da rotina, será passado um vídeo, um método que consideramos atrativo, mais simples e claro. Eles ouvirão sobre a história da matemática, e acompanharão a explicação, e farão a atividade pedida coletivamente ao pausar o vídeo, em seguida daremos continuação.










 

                   A História dos números


                     

Referências Bibliográficas

https://www.youtube.com/watch?v=ntylzQWvzCA

http://matematica2013recreativa.blogspot.com.br/2013/09/o-professor-atraves-de-uma-roda-de.html

http://obabadamatematica.blogspot.com.br/2013/04/passo-4.html

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