A classificação operatória segundo Piaget consiste em distinguir as
características dos objetos e agrupá-los de acordo com essas características. ´´E classificando os objetos que a criança estrutura o
ral, formando conceitos.
A classificação é um instrumento intelectual
através do qual a criança organiza mentalmente o mundo que a cerca. Para
classificar é necessário abstrair as propriedades que definem os
objetos e estabelecer relações de semelhanças e diferente entre elas..
Enquanto seriação operatória é um instrumento intelectual que permite ao indivíduo organizar mentalmente a realidade que o cerca.
Enquanto seriação operatória é um instrumento intelectual que permite ao indivíduo organizar mentalmente a realidade que o cerca.
Para seriar é
necessário que se estabeleça e ordene as diferenças existentes entre os
objetos. A seriar se faz uma ordenação crescente ou decrescente de
determinadas características dos objetos tais como peso, tamanho,
espessura, cor, sabor. A seriação é um instrumento do conhecimento
porque implica que se analise as características dos objetos e se
estabeleça relações entre eles. Ao estabelecer essas relações o indivíduo
amplia seu conhecimento.
Sugestão de Atividades 2° Ano do Ensino Fundamental.
METODOLOGIAS
Eu sou o Quadrado Bonito demais Tenho quatro lados E todos iguais.
E eu sou o Círculo Sou igual à lua Sou o mais bonito Lá da minha rua.
Eu sou o Triângulo Tenho três biquinhos De chapéu eu sirvo Para os palhacinhos.
Eu sou o Retângulo Cresci mais de um lado Para fazer inveja Ao senhor quadrado.
RODA DA CONVERSA
Conversa sobre quais as formas geométricas que eles conhecem.
Depois as crianças anotam as observações.
Depois as crianças anotam as observações.
HORA DA ATIVIDADE
* Entregar para os alunos um quadro com algumas formas geométricas.
JOGO DAS FORMAS GEOMÉTRICAS
*A Professora Cria alguns grupos os denominando com nomes de figuras geométricas.
*Colocam em uma caixa ou sacola alguns nomes de formas geométricas.
*Colocar várias formas geométricas em uma caixa ou no chão.
*Sortear os nomes das figuras e um dos alunos de cada grupo, vai pegando as figuras e as colocando em outro lugar pré determinado.
*O grupo que fizer em menor tempo ganha o jogo.
CRIE DESENHOS A PARTIR DAS FORMAS GEOMÉTRICAS QUE APRENDEMOS. DEPOIS ESCREVA OS NOMES DAS FIGURAS.
Referências bibliográficas:
http://pt.scribd.com/doc/72165046/PLANO-DE-AULA-FORMAS-GEOMETRICAS
http://cibersludicos.blogspot.com.br/2008/07/construo-do-conhecimento-lgico.html
https://www.google.com.br/search?newwindow=1&safe=active&hl=pt-PT&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1920&bih=969&q=seria%C3%A7%C3%A3o&oq=seria%C3%A7%C3%A3o&gs_l=img.3..0j0i24l9.1371.3180.0.3692.8.8.0.0.0.0.237.683.2-3.3.0....0...1ac.1.53.img..5.3.678.3jelbH6-UtQ
Nenhum comentário:
Postar um comentário